Rede relacionamento Profissional LinkedIn, uma poderosa ferramenta
Muita gente me pergunta: O que é? Por que o LinkedIn? Bem na verdade, para entender o LinkedIn você precisa participar do mundo corporativo e ter necessidades profissionais específicas. Mas vou tentar explicar neste post. Vamos lá:
Para começar, o LinkedIn é basicamente uma rede de negócios que é utilizada exclusivamente por pessoas do “mundo Business”, ou seja, executivos, empresários, consultores e profissionais liberais que linkadas as suas empresas e negócios, fazem o sistema funcionar como uma poderosa ferramenta de Network.
Lançada em Maio de 2003, mas no começo teve uma sequência lenta até que a recente popularidade de sites de mídia social para os negócios. Antes disso, o uso do LinkedIn foi um pouco tabu, porque nenhum homem de negócios profissional jamais recorreria a meios de comunicação social para fazer propaganda de si mesmo! Ooooh, como as coisas mudaram!! Hoje tem mais de 40 milhões de membros em 200 países.
Como assim, 40 milhões de usuários ? O Orkut, MySpace e o Facebook não dominam as redes sociais ? é verdade!! Dominam e continuarão dominando, mas o alvo dessas redes populares mais conhecidas, é o público em geral na sua maioria, na faixa de 18 a 25 anos e o foco de quem usa, é o entretenimento, lazer, troca de mensagens, fotos e vídeos e, claro, as amizades sociais. No LinkedIn, o negócio é literalmente outro: NETWORK BUSINESS.
Network, SIM. Os membros do LinkedIn (ou Interligado – na tradução simplista), são pessoas que buscam crescimento profissional através de compartilhamento de informações, experiências e ajuda mútua! O sistema está muito mais focado nas pessoas, nas empresas e nas suas realizações profissionais. Dan Nye, fundador e atual administrador do site, diz que o sistema foi criado para apresentar seus membros de uma forma profissional na Internet.
Se no FaceBook você encontra celebridades do mundo da mídia, como Alvaro Garnero, Luciano Hulk e etc.. No LinkedIn você encontra a maioria das celebridades do mundo Corporativo, como Diretores e Gestores de grandes corporações. (Eu, por exemplo. rsrsrs)
O principal propósito do site é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos de pessoas e empresas que eles conheçam e confiam. As pessoas nessa lista são chamadas de conexões. Essas conexões são cuidadosamente mantidas pelo site para evitar os spammers e coletores de amigos, fazendo perguntas antes de fazer uma conexão com outra pessoa. Uma rede de contatos acumulada é constituída de suas ligações diretas, de segunda grau, terceiro e assim por diante, facilitam que você possa conhecer alguém através de seus contatos mútuos. Não é difícil encontrar pessoas com quem já trabalhou ou estudou.
No Brasil o sistema também é apelidado perjorativamente pelos “pouco informados ou mal intecionados” de QI (quem indica) pois o site pode “colocar” você diretamente com quem resolve dentro de uma determinada empresa. Isso porque, o site recomenda que todas as conexões sejam vistas como possíveis referências pessoais ou profissionais. Você deve acreditar que todas as suas conexões darão referências positivas a seu respeito a um futuro empregador ou a outros membros de sua rede. Pela natureza humana é sempre mais fácil conseguir um emprego com um conhecido do que com uma pessoa completamente estranha. Uma ferramenta de rede profissional como o LinkedIn tem o poder de expandir o universo de quem você conhece.
Quando se trata de procurar um emprego, o LinkedIn permite que você busque por vagas dentro de sua rede. Em vez de telefonar para o escritório e pedir para falar com o gerente de contratação, você pode ser apresentado por um amigo em comum. Além disso o LinkedIn é infestado de recrutadores e headhunters em tempo integral. Com esta ferramenta, os recrutadores têm o conforto de explorar um enorme banco de dados de profissionais.
Então, qual é o resultado afinal? Está claro que LinkedIn pode oferecer uma série de novas oportunidades, mas se o LinkedIn funciona ou não pra você, depende basicamente da finalidade para a qual está utilizando. Ma se funcionar pra você, use o Network Updates de seu Profile de forma consciente e não fique por lá falando blá,blá,blá ou mandando Short Messages (como se estivesse no Twitter) ou adicionando pessoas que você não tem nada em comum, pois vai terminar sendo um chato e desconectado pelos membros.
Assim como os brasileiros são a maioria no Orkut, no LinkedIn, a língua portuguesa já pode ser vista e lida em vários perfis. Por isso e pelo crescimento no Brasil, já está sendo preparada a versão em português do site. Porém a “popularização” do site no Brasil, não é bem vista por uma boa parte dos membros brasileiros que se relacionam com a comunidade internacional, o que de certa forma, dou razão.
Meu profile no LinkedIn é: http://br.linkedin.com/in/empresaacprodarte
Fonte Pesquisa: HowStuffWorks, Wikipedia e internetmarketinghotline.com