Você pode agora fazer sua doação combinada aqui e ter sua divulgação conosco

HORA CERTA ACPRODARTE

RÁDIO INTERNACIONAL VOZES DE FÉ 24 HORAS DE ORAÇÃO E LOUVOR

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ASSUNTOS DA REVISTA ACPRODARTE NEWS EM PARCERIA AJUDA MÚTUA A CANTORES

Olá Adoradores!



Estou de novo aqui, para passar para vocês um pequena dica, mas muito importante para você que acha que canta “DESAFINADO”, é isso mesmo eu disse “DESAFINADO”, infelizmente ás vezes vemos pessoas com muita vontade e dedicação, mas sem nenhuma preparação musical, mas a dica de hoje, vai ajudar você que sofre com esse problema.



Fiquem com Deus!



Então Vamos a dica!Anotação



Algumas pessoas, quando estão interessadas em fazer aulas de canto, geralmente perguntam se é possível que alguém que seja desafinado aprenda a cantar. Eu acredito que existam pessoas que são agraciadas com o presente da música logo ao nascer , já nascem com talento musical. Mas, se essas pessoas passarem a vida toda sem nenhum estímulo musical , elas nunca saberão que possuem esse talento musical.

Por isso , eu creio que a principal arma para aprender cantar afinado é aprender a ouvir. Isso mesmo, ouvir. A maior parte daquelas pessoas que se dizem desafinadas, tem dificuldade em ouvir a si mesmas e ouvir os outros. Mas, afinal, o que é cantar afinado?



Podemos dizer que um cantor é afinado quando ele reproduz as notas propostas da maneira certa . Nossas cordas vocais produzem a voz, que por sua vez produzem as ondas sonoras. O som é formado por vibrações e possui uma certa freqüência (quantidade de vibrações por segundo).

Existe um padrão de afinação ocidental pelo qual afina-se o lá em 440 Hz (Hz =vibrações por segundo).

Podemos definir então que cantar afinado é reproduzir a mesma freqüência que foi proposta numa melodia , seja ela cantada ou tocada . Daí a grande importância de aprender a ouvir.

Mas como posso saber se não tenho nenhum problema de audição?

Existem alguns "sintomas" que podem ser observados:

- Sempre pedir para que o outro repita : " O que você disse? ";

- Assistir TV ou ouvir o rádio num volume muito alto;

- Não conseguir identificar uma fonte sonora , isto é, não conseguir descobrir de qual direção está vindo o som;

- Falar sempre num volume muito alto ou então muito baixo

Por isso é recomendável àquelas pessoas que percebam alguma dificuldade fazer uma audiometria que é um exame de audição para se certificar de que está tudo certo.

Capítulo 1: Dicas Iniciais
1ª Parte – Noções Básicas sobre a Produção do Som
Para que consigamos produzir o som através da nossa voz, recorremos a vários órgãos do nosso corpo que trabalham conjuntamente para viabilizar este processo. São eles: o Aparelho Respiratório, a laringe, as pregas vocais, os ressonadores, (como a cavidade nasal, a cavidade craniana, a cavidade toráxica, a cavidade bucal e a faringe), os articuladores (língua, lábios, palato duro (céu da boca), palato mole, dentes e mandíbula.
A produção do som acontece quando o ar ao ser expirado, passa pelas pregas vocais fazendo-as vibrar. Neste momento entram em ação os articuladores cuja função, neste contexto, é levar o som para as cavidades de ressonância.
Como vemos, não cantamos ou falamos "pela garganta" como muitos pensam, e sim com todo o conjunto de órgãos que se interligam são os responsáveis diretos pela transformação do ar inspirado em som. A esse conjunto de órgãos poderemos chamar de "Aparelho Fonador".

VOCÊ SABIA QUE...

* Pregas vocais é o nome correto e não "cordas vocais", pois tratam-se de pregas de tecido fibro-elástico e muscular revestidas por uma mucosa.
* A pessoas que necessitam do uso mais intenso da voz, devem conscientizar-se que há um considerável gasto de energia neste evento, sendo de grande importância a ingestão de alimentos de fácil digestão antes das atividades vocais.


1ª Parte – Saúde Vocal
Neste capítulo iremos apresentar hábitos e alimentações saudáveis ou não para uma boa higiene vocal. Prestem bastante atenção e vamos, desde já, procurar cuidar bastante do nosso instrumento de trabalho que é precioso e único, nosso Aparelho Vocal.

1-Permitido 2-Evitar 3-Proibido

1- Beba bastante água em temperatura natural! (no mínimo 2 litros por dia) para manter as pregas vocais hidratadas e em boa condição de vibração.
1- Coma maçã! A maçã possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância.
1- Beba suco de frutas! (Principalmente de frutas cítricas)
2- Evite usar roupas apertadas, principalmente nas regiões do abdômen, cintura, peito e pescoço, pois isso poderá dificultar a respiração
3- Não use pastilhas, sprays, anestésicos sem orientação médica, pois para cada caso existe uma medicação específica, portanto não se automedique nunca!
2- Evite alimentos gordurosos e "pesados" antes das apresentações, pois dificultam a digestão.
1- Dê preferência aos alimentos leves e de fácil digestão (verduras, frutas, peixe, frango)
1- Durma bem! Procure dormir, no mínimo, 8 horas por dia.
3- Não durma de estômago cheio pois pode provocar refluxo gastresofágico que é altamente prejudicial às pregas vocais.
2- Não cante se estiver doente! Quando cantamos envolvemos todo o nosso corpo e gastamos muita energia, então recupere-se antes de voltar a cantar.
2- Evite ficar exposto por muitas horas em ambiente que utiliza ar-condicionado pois provoca o ressecamento das pregas vocais. Em casos onde isso não for possível, procure estar sempre lubrificando as pregas vocais com água ou suco sem gelo.
2- Evite ambiente com mofo, poeira ou cheiros muito fortes, principalmente se você for alérgico.
3- Evite a competição sonora, ou seja, falar ou cantar em lugares muito barulhentos.
2- Evite choques bruscos de temperatura
2- Evite bebidas geladas
2- Evite cochichar pois, ao contrário do que pensamos, no ato de cochichar submetemos nossas pregas vocais a um grande esforço provocando um desgaste muitas vezes maior do que se conversarmos normalmente.
3- É proibido gritar, pigarrear, falar durante muito tempo sem lubrificar as pregas vocais, fumar, ingerir bebidas alcoólicas antes de cantar para "melhorar" a voz.

IMPORTANTE!!!
Se você utiliza sua voz profissionalmente, é indispensável a consulta com um médico especialista para que ele possa fazer uma avaliação do seu aparelho vocal.
Não se esqueça de que o nosso "instrumento de trabalho" é único e merece toda a nossa dedicação e atenção.
Nossas pregas vocais são a nossa identidade, são nosso registro pessoal, portanto não se esforce para cantar músicas em tons que não lhes são confortáveis pois assim você estará prejudicando-as. continuação de um estudo de Canto que iniciei a um mês atrás, espero que ajudem a todos vocês, não esqueçam de postar seu comentário, assinar o livro de visitas…

Deus abençoe!



Timbre

o timbre é o que difere uma voz de um som do outro, mesmo que eles estejam na mesma altura e na mesma intensidade. É o que poderíamos chamar de “impressão digital da voz”, identificação de uma voz ou de um determinado som.

Fatores que influenciam e determinam o timbre vocal:

Estrutura anatômica (de fonte e de filtro vocal)
Funcionamento do aparelho fonador
Intensidade
Ressonância
Freqüência
Articulação

Registro Vocal

Os registros vocais podem ser definidos como formas de se emitir um som.Há uma série de classificações que envolvem diversas nomenclaturas para os registros, mas vamos nos prender hoje apenas ao registro modal e registro elevado.
Não tem nada de esotérico na produção do registro modal. Este registro está associado ao músculo tireoaritenóideo (TA), também conhecido como músculo vocal, pois faz parte do “corpo” das pregas vocais. A voz falada (tanto masculina quanto feminina) utiliza-se normalmente deste registro para ocorrer.
O registro elevado envolve notas mais agudas, uma região que normalmente não é utilizada com freqüência na fala; está associado ao músculo cricotireóideo (CT), que estica e afina as pregas vocais para que elas possam atingir as notas mais agudas.
Uma voz que recebeu um bom treinamento deve ser capaz de sustentar sua qualidade em todos os tipos de registros, com beleza e sem esforço, tanto no grave quanto no agudo.

Ressonância

Grande parte da beleza e qualidade da voz é produzida pela ressonância que começa na laringe e estende-se pela cavidade oral e cavidade nasal. A voz, originada pelo fluxo de ar vibrando as pregas vocais, é ampliada nas cavidades das vias aéreas superiores. Esta amplificação é denominada ressonância. A ressonância pode ser oral, nasal e mista.




Olá Adoradores!
Hoje trarei um estudo com algumas técnicas para todos que desejam alcançar uma boa qualidade vocal, existem várias técnicas, mas separei quatro delas para passar pra vocês, junto com meu amigo Thalles Roberto são elas:
Aquecimento, Respiração, Apoio e Ataque.
Em breve apresentarei novas técnicas, então estude bastante e faça corretamente os exercícios ensinados aqui, que com certeza em pouco tempo verá um ótimo resultado.
Fiquem na paz e não esqueçam de postar seus comentários!


Aquecimento

O aquecimento vocal é uma prática saudável e recomendada por fonoaudiólogos para profissionais da voz, pessoas que utilizam a voz como ferramenta para o trabalho.
O aquecimento vocal promove a saúde vocal e potencializa as características da voz, atendendo a uma demanda vocal que pode provocar sintomas desagradáveis como rouquidão, cansaço, fadiga vocal e corporal. O profissional da voz que está sempre rouco, fica cansado fisicamente durante o trabalho com uso da voz. Ele necessita de conhecimento e treinamento sobre o uso mais adequado da sua voz para evitar estes sintomas.
A voz é produzida na laringe, nas pregas vocais. Quando inspiramos, armazenamos uma quantidade de ar nos pulmões. Durante a fala, esse ar é expirado, passando pelas pregas vocais. A pressão do ar faz com que as pregas vocais vibrem. A vibração das pregas vocais quando o ar expiratório passa por elas gera um som conhecido por nós como voz.
O aquecimento vocal é um meio para nos prevenirmos de alguns males causados pelo mal uso da voz, pois, além de potencializar nossa capacidade de projetar a voz, equilibrando a emissão e dando resistência vocal a pessoas que falam ou cantam por um longo período de tempo, ainda nos despertam para o auto-cuidado com a voz.

Respiração

Quem ainda não ouviu aquela citação clássica de marcha militar “Barriga pre dentro e peito pra fora” na hora de respirar.
Ai está o mal-entendido. Na hora de inspirar (Receber) o ar o sujeito espreme as tripas, o coração, o cérebro, e tudo que tiver direito, fazendo com que o diafragma se retraia impedindo que o oxigênio entre tranquilamente. E depois para expirar (Soltar) o ar que mal entrou, ele incha a barriga de nada, sem contar a careta que faz.
A forma correta de trabalhar a respiração é receber o ar (de preferência pelo nariz) em boa quantidade. Na hora de soltar o ar, use o nariz (e a boca quando for cantar).
O diafragma é um grande auxiliar para respiração. Trata-se de um músculo localizado entre a caixa torácica e o abdome, que se estica e encolhe comforme nossos impulsos. Ao relaxar ele abre a caixa torácixa para guardar o ar, e fecha ao se encolher. O diafragma também movimenta os pulmões, que por sua vez elimina o gás carbono do corpo junto com o ar.
Portanto, na hora de inspirar, relaxe o diafragma para receber bem o oxigênio e encolha para expirar o ar velho

Apoio Respiratório

O apoio respiratório consiste na utilização dos músculos abdominais e do diafragma, controlando a saída do ar e favorecendo a ressonância, produzindo uma voz mais “limpa”, bonita. O melhor jeito de perceber a atuação do diafragma é encher um balão sem o auxílio das mãos, ou seja, controlando a pressão somente com a boca, sem deixar o ar do balão voltar para a boca. Essa “pressão” exercida pelo diafragma e demais músculos na região da cintura e baixo-ventre para controlar a saída do ar, é denominada apoio vocal.

Ataque

O ataque é usado quando temos que chegar a uma nota mais aguda num espaço curto de tempo, Ataque geralmente é seguido de Apoio Vocal, isso acontece muito quando oitavamos uma nota, nos exercícios de vocalises usamos muito ataque e as vezes não nos damos conta.

Olá Adoradores!

Iniciaremos uma nova série de estudos de Teoria Musical também aplicado ao Canto, espero que gostem das novas dicas!
Aproveitem a dica e deixem seus comentários!

Teoria Musical - Conceitos Iniciais
MÚSICA - Música é a arte da comunicação através de sons relacionados entre si de maneira lógica e ordenada.
SOM - Som é a vibração que pode ser sentida pelo órgão auditivo. O som se propaga através do ar ou de outro elemento tal qual as ondas formadas em um lago quando atiramos nele uma pedra.
Quando as vibrações que produzem o som são irregulares temos um ruído (Ex.: um objeto caindo ao chão, uma porta batendo, etc.) e quando são regulares temos um som musical (Ex.: uma nota tocada num instrumento musical, o canto de um passarinho, etc.).
Observação: Alguns instrumentos de percussão na realidade produzem ruídos que têm sido empregados na música para criar certos efeitos ou para marcar o ritmo. Esse é o caso da bateria que, na realidade, não produz notas musicais; os sons produzidos por ela são irregulares, são ruídos, literalmente falando.
Características do Som:
ALTURA DO SOM: A altura do som depende do seu número de vibrações por segundo. Quanto mais vibrações por segundo tiver o som, mais agudo ele será e, consequentemente, mais alto. (Um som mais alto é um som mais agudo; um som mais baixo é um som mais grave).
DURAÇÃO DO SOM: É o espaço de tempo durante o qual o som pode ser ouvido.
INTENSIDADE DO SOM: Eqüivale ao volume do som, ou seja, a força do mesmo.
Observação: É muito comum confundir mais alto com mais intenso. CUIDADO!!! Mais alto é o mesmo que mais agudo e mais intenso é o mesmo que mais forte. É importante não confundir as duas coisas.
TIMBRE: É a qualidade do som que nos permite reconhecer a diferença entre sons que podem até estar com a mesma altura e intensidade, mas de diferentes origens. Ex.: Reconhecemos a diferença entre o som produzido por um violino e o produzido por um trompete ou a diferença entre a voz de diferentes pessoas. É o timbre que faz a diferença.
A Formação da Música:
Para termos música precisamos de:
SOM: A vibração que é sentida pelos nossos ouvidos.
RITMO: O movimento ordenado dos sons.
MELODIA: A seqüência dos sons formando sentido.
HARMONIA: Sons simultâneos formando sentido.

Fiquem com Deus!

iniciaremos hoje a nossa primeira dica com Áudio, a 1ª dica fala sobre Aquecimento Vocal, um assunto muito importante para nós que usamos a nossa voz, leia com bastante atenção e logo abixo dela tera um exercício em áudio, aproveitem.
Na 2ª dica, falaremos sobre Volume Vocal, um assunto muito importante para os iniciantes, ou até mesmo para aqueles que tem uma dificuldade no assunto, logo abaixo um pequeno exercício em áudio, aproveitem e não esqueçam o comentetário!

Aquecimento Vocal
AQUECIMENTO VOCAL Este exercício deve ser praticado todas as vezes que você estiver trabalhando sua voz, não importa o estágio no qual esteja. Antes de exercitar a voz, ou de cantar, você deve aquecê-la e essa é a finalidade desse exercício. Com o tempo você irá decorá-lo, mas enquanto isso não acontece, você poderá praticá-lo sem qualquer problema, uma vez que o mesmo é composto de pequenos trechos repetidos.
Vamos explicar isso um pouco melhor: você vai ouvir uma nota inicial e deverá pegá-la com a voz. Após um pequenino intervalo você ouvirá um pequeno trecho sendo tocado. O mesmo trecho deverá ser repetido novamente, mas dessa vez você deverá cantá-lo pronunciando "Laaaa" ou "Aaaaa" como em qualquer outro exercício. O exercício prossegue da mesma maneira. Pequenos trechos são repetidos duas vezes sendo que na primeira vez você ouve e na segunda você canta junto.

Desenvolvendo o Volume da Voz
Voz Para executar esse exercício você deverá deixar o som mais alto que o normal. A finalidade do mesmo é levar você a cantar cada vez mais alto. Poucas pessoas sabem qual o seu verdadeiro potencial de volume de voz. Cantam muito baixinho, mas quando gritam para comemorar o gol do seu time preferido ou para brigar com alguém, conseguem um volume de voz impressionante. O volume de voz do qual você dispõe para cantar é o mesmo que você tem para gritar. Se duvida, assista a uma apresentação de um cantor lírico.
O exercício consiste no seguinte: você ouve uma nota inicial e pega o tom. Em seguida, canta junto com a mesma nota e vai subindo o volume da sua voz como se quisesse superar o volume do aparelho. O volume da sua voz deverá subir ao máximo e descer logo em seguida, como o som nesse exercício. Isso tudo acontecerá muito rapidamente e se repetirá sucessivamente ao longo do

exercício. Lembre-se: o volume do aparelho deverá estar bem alto e você vai tentar superá-lo como se fosse um cantor de ópera, começando baixo, subindo o volume e baixando novamente, como na gravação.
Vá com calma com esse exercício: Todo esforço feito com a voz deve ser feito com cuidado. Não tente fazer "tudo de uma vez", como se quisesse "virar" um cantor de ópera em um dia só. Aprenda a reconhecer os limites de esforço de sua voz, para não correr o risco de prejudicá-la. Quando a pessoa, realmente, está desenvolvendo o volume corretamente, não será preciso que a pessoa "rasgue" a garganta de tanto gritar e, mesmo sem fazer loucura com a saúde vocal, vai conseguir um volume impressionante.
Não cante pela "garganta", use a "voz de peito". Só para dar uma melhor noção sobre o que estamos falando, tente soltar um volume cada vez maior soltando cada vez menos fôlego ou ar dos pulmões. Se sentir a garganta cansada, pare e recomece em outra hora. Persista até conseguir os resultados, mas, com cuidado.



Ouça o exercício! No link de parceria http://claudioluizmusic.blogspot.com/2011/04/aprendendo-musica-e-cantoaula-2.html

como fazer 2ª voz
Olá Adoradores!

Hoje estou aqui a pedido de uma leitora do nosso blog, Aline Gomes
que preencheu nosso formulário e requisitou uma dica especifica sobre 2ª voz.
Preencha você também o nosso formulário de contato aqui e peça seu estudo.
O Uso da 2ª voz (divisão de vozes) é muito importante para a música, pois ela enriquece mais a melodia, mas para fazer a 2ª voz é necessário muito ensaio, há pessoas que já nascem com essa facilidade (Um dom), e outras que já encontram um pouco de dificuldades, no início do meu Ministério, eu encontrava muitas dificuldades com a 2ª voz, mas fui perseverante, estudei, ensaiei e consegui graça a Deus adquirir a habilidade da 2ª voz.

Então vamos a dica de hoje,
lembrando a você de não esquecer o seu Comentário!
Cadê a 2ª voz?

A segunda voz se popularizou na música sertaneja e invadiu os espaços de outros ritmos. Mas, existe mesmo segunda voz? Se é que sim, como isso funciona?
Existem sim, e não só a segunda como outras vozes que você poderá enumerar de terceira, quarta, quinta, sábado ou raios que o partam.
Acontece que quando você tem um acompanhamento sobre a melodia, você conta com uma série de notas que formam o acorde tocado. A melodia original – a primeira voz -- terá que escolher uma das notas para cada tempo. Ficará então uma brecha das outras notas que poderão ser cantadas por outras vozes.
Pegue este abaixo verso com sua melodia original e depois troque as notas:
“PA – RA - BÉNS PRA VO – CÊ / NESS – AS DA – TA QUE – RI - DA”
Original = G3 G3 A3 G3 C4 B3 G3 G3 A3 G3 D4 C4 C4
2a Voz = E4 E4 E4 C4 E4 D4 D4 D4 D4 B3 B3 D4 E4
3a Voz = C4 D4 E4 E4 D4 G4 G4 G4 B4 B4 A4 G4 G4
Com essa modificação radical, criou-se duas novas melodias para uma mesma letra e acompanhamento.
A maneira mais prática de procurar uma nova voz para um acompanhamento é observar as demais notas de um acorde. Se estiver cantando sobre o acorde de C, então você tem três notas originais que formam o acorde (C, E e G) e mais as mesmas notas em oitavas diferentes.
Pegue três vozes (caso esteja em grupo) e sobre o acompanhamento de C, cantem as três notas do acorde a letra abaixo, cada um na mesma nota:
“EU A – MO VO – CÊ”
1a Voz = C
2a Voz = E
3a Voz = G
Sendo assim, você pode alterar qualquer melodia ou criar outras a partir da original colocando outras notas correspondentes ao acompanhamento.
Nessa aula , estudaremos qual a melhor forma de desenvolver um estudo diário em casa. Mais uma vez, é preciso lembrar que o ideal é que se tenha a orientação de um bom profissional "ao vivo" : o professor de técnica vocal. Somente ele poderá esclarecer as dúvidas que certamente surgirão no decorrer do seu estudo. Principalmente para aquele aluno iniciante, é muito difícil distinguir o que é realmente um erro, e como corrigi-lo. Antes de começar seu estudo, procure um lugar tranqüilo, onde ninguém possa te atrapalhar e onde você também não atrapalhe ninguém.

COMO ESTUDAR EM CASA GALERA


Minha sugestão de um roteiro para o estudo diário é o seguinte:
RELAXAMENTO
POSTURA
RESPIRAÇÃO
VOCALIZES
REPERTÓRIO

O relaxamento e a postura estão extremamente ligados. Lembre-se que cantamos com nosso corpo todo , não apenas com a voz !

Saber como trabalhar a respiração na técnica vocal, como já vimos em aulas anteriores, é muito importante para desenvolver a capacidade de cantar bem. Para isso, é necessário praticar os exercícios que foram dados com muita dedicação e aos poucos, ir aumentando a intensidade deles.

Os vocalizes tem muitas finalidades. Uma delas é o aquecimento vocal, que deve ser feito sempre antes da aula ou apresentação. Também devemos praticar os vocalizes com a intenção de se melhorar a afinação, ritmo, etc.

E por fim, o repertório; procure selecionar músicas onde você poderá aplicar aquilo que tem feito nos exercícios. Lembre-se que o melhor é estudar através de músicas, por isso, escolha um repertório com ritmos e estilos variados .

10 DICAS PARA UM BOM ENSAIO VOCAL CONFIRA

O ensaio deve fazer parte da rotina de todo ministério de música. Algumas pessoas tem uma visão fantasiosa a respeito dos músicos de sucesso supervalorizando a questão da INSPIRAÇÃO. Mas qualquer músico que se esforça para oferecer o melhor em seu ministério sabe que inspiração é importante, mas TRANSPIRAÇÃO é fundamental.

O ensaio é a hora da transpiração, de dedicar tempo e atenção para que a música na casa de Deus seja feita com qualidade. Já ouvi muitos comentários do tipo: "Nós ensaiamos tanto mas nada dá certo!" Talvez o ensaio não esteja sendo feito de forma eficaz e foi pensando nisto que resolvi indicar alguns caminhos para que você chegue no ponto que deseja. Vamos juntos!

1. REGULARIDADE Procure fazer ensaios constantes, no mínimo uma vez por semana, isto é importante para integração musical e comunhão do grupo.

2. TEMPO Uma duração ideal para um bom ensaio deve ser em torno de duas horas. É difícil conseguir resultados reais em menos tempo, se você quiser fazer um ensaio mais longo dê um pequeno intervalo para água e descanso, precisamos lembrar que a voz é um instrumento delicado.

3. PRESENÇA A presença no ensaio deve se tornar obrigatória, não é justo que o grupo todo ensaie e no momento da ministração seja prejudicado por um "penetra" não é ?

4. ESTRUTURA É importante ter um local específico para ensaio, um lugar quieto onde o grupo possa ter um pouco de privacidade. O ensaio vocal deve ser sempre acompanhado por um instrumento harmônico ( teclado, piano, violão, guitarra) que garanta a afinação do grupo.

5. ORAÇÃO É verdade que ensaio é ensaio, não é hora de estudo bíblico e nem de orações sem fim, mas é importante orar no início do ensaio. Quando estamos trabalhando na obra muitas lutas se levantam precisamos lembrar que não é contra carne nem sangue que devemos guerrear. Efésios 6:10-18.

6. AQUECIMENTO Pense na voz como parte de seu organismo. Quando você abre os olhos de manhã, logo pula da cama e sai correndo pelo quarteirão para se exercitar ??? Claro que não! Da mesma forma a voz precisa se espreguiçar, precisa acordar, precisa aquecer. Exercícios de relaxamento, de respiração e alguns vocalizes tem esta função na técnica vocal. O grupo, ou alguém do grupo, precisa investir em uma boa aula de técnica vocal.

7. MATERIAL VISUAL Todo material escrito ajuda na memorização. Se souber escreva os arranjos, se não souber, registre ao menos a letra e acordes do cântico e distribua cópias. Peça que as pessoas anotem o que está sendo combinado: onde abrir voz, variações de dinâmica, repetições, etc.

8. MATERIAL AUDITIVO Se você vai ensaiar músicas já registradas em Cd, leve a gravação para que todos ouçam o arranjo original. O desenvolvimento da percepção musical é imprescindível para o bom cantor.

9. ORGANIZAÇÃO O ensaio precisa ter direcionamento, é bom que o repertório e o roteiro do ensaio estejam pré-definidos. A equipe deve ser agrupada com alguma lógica: homens e mulheres, por naipes (sopranos, contralto, tenor, baixo), ou da maneira que você achar melhor, mas faça desta divisão algo automático na cabeça do grupo.

10. PERSEVERANÇA Tenha paciência e não desista. Medite em II Pedro 1: 5-8. O ensaio é uma semeadura, nem sempre colhemos os frutos instantaneamente, mas o nosso trabalho não é vão no Senhor!!!

RESPIRAÇÃO E IMPOSTAÇÃO DE VÓZ APRENDA

Mais uma vez com uma superdica de canto, Respiração e Impostação Vocal.
Aproveitem e não esqueçam de comentar!

A base da impostação é uma respiração baixa e relaxada. Passamos a seguir os exercícios que o aluno deverá fazer diariamente até que o corpo se acostume com essa movimentação.
Lembramos que a respiração baixa deverá fazer parte da vida da pessoa. Ou seja, ela deverá acontecer também na fala, e não somente na hora que for cantar.
Quando a coluna de ar estiver fazendo som automaticamente na emissão falada, o aluno estará apto a cantar sem se preocupar com isso. A respiração já estará automatizada.
Inspirar pelo nariz, abaixando o diafragma. Não deixar o peito estufar, tendo a sensação de estar enchendo somente a barriga, pois o movimento é abdominal. Soltar pela boca, dosando com "F".
2-Exercícios de Dicção
Repetir várias vezes com pequenos golpes de diafragma as seguintes consoantes: (a barriga entra e sai, a movimentação se dá na altura do umbigo): Ts,Ts,Ts ... Tx,Tx,Tx....Ks, Ks, Ks... Fs... Fx....Bs...Ds...Dz...Bz...
3-Exercício para manter a voz colocada.
Soprar, enchendo a bochecha de ar e apertando os lábios, a fim de evitar a saída do ar.(como enchendo uma bola de borracha) Soltar em "F".
4-Jatinho Curto: Inspirar e soltar o ar em jatinhos curtos, com pequenos golpes na região do umbigo.
5-Respiração no ritmo do passo: Enquanto anda ou corre, fazer uma inspiração e uma expiração para cada passo.
6-Exercício para aumentar a capacidade do ar.
Respirar profunda e lentamente enchendo a barriga de ar. Subir o braço na inspiração e baixa-lo na expiração.
7-O mesmo exercício, sendo que ao subir os braços, reter ao ar por 20 seg. e quando abaixar, ficar sem ar por 20 seg. Repetir 10 vezes.
8- Exercício para manter o sopro constante.
Inspirar pelo nariz em 5 segundos, reter 5 segundos e soltar em "F" em 5 segundos. Repetir 10 vezes sem interrupção.
9- Soltar S forte e no final do ar emitir TTT
S_________________________________TTT
S_________________________________KKK

Vocalises são pequenas linhas melódicas utilizadas para colocação e impostação da voz . Essas pequenas melodias, cantadas com continuidade e frequência, vão colocando o som e fixando-o no local correto.
Os Vocalises devem ser feitos diariamente, de preferência pela manhã. Para iniciar, aconselhamos 10 minutos de respiração e técnica vocal pela manhã para a colocação da voz falada e meia hora no fim do dia, todos os dias.
Como aquecimento, por ocasião de apresentações, deve-se cantar a música da apresentação várias vezes, vocalizando-a com RRRRRR, MMMMM, UUUU e com a letra. Cantá-la dois ou três tons acima também funciona como vocalise, e vai abrindo a ressonância superior. É importante, ainda, prestar atenção à força da voz -todo cuidado é pouco. O aquecimento da voz, deve ser individual, sem força e com suavidade. Pedimos atenção para os aquecimentos feitos em corais ou grupos vocais, quando se dá mais volume à voz do que o necessário, terminando por colocá-la no local errado. Somente profissionais muito bem qualificados saberão trabalhar com vozes em conjunto.

Abaixo postei alguns vocalises em áudio, exercitem bastante em todas as vogais e Silabas!
Ex: A, E, I, O, U, Lá, Pá, Prá, Prú, Gru e etc…

FONTE :BLOG DO PARCEIRO AMIGO http://claudioluizmusic.blogspot.com/


--
http://www.wix.com/marcosaciole/acprodartejornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixe aqui estudos e livros inteiramente grátis click na foto

Cantor e Compositor Marcos Aciole

Cantor e Compositor Marcos Aciole
http://cantormissionarioaciole.blogspot.com.br/

Louvor e Entrevista na tv BOAS NOVAS EM BELÉM DO PARÁ


♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

Clique aqui e Adquira o cd 3x1 21 músicas

Clique aqui e Adquira o cd 3x1 21 músicas
DO CANTOR MISS MARCOS ACIOLE

CHEGOU O DVD DO PREGADOR BELIZARIO

Canal no you tube Acprodarte

CONTATO DO NOSSO DESENHISTA/PROJETISTA FERREIRA&PROJETOS

OUÇAM AS MUSICAS DO CANTOR MARCOS ACIOLE AQUI NO LINK DO MYSPACE

OUÇAM AS MUSICAS DO CANTOR MARCOS ACIOLE AQUI NO LINK DO MYSPACE
OUÇAM AS MUSICAS DO CANTOR MARCOS ACIOLE AQUI NO LINK DO MYSPACE

PROJETAR É PRECISO

VISITE NOSSO SITE!

DEUS É AMOR MUSICA MARCOS ACIOLE

DEUS É AMOR MUSICA MARCOS ACIOLE
MUSICAS SACRAS

Clique Aqui e Participe do Clube dos Cantores do BRASIL

Amigos do aciole estarão aqui neste blog

Amigos do aciole estarão aqui neste blog
Faça boas amizades ANUNCIE AQUI

BLOGSITE DO CANTOR MISSIONARIO E SUAS DIVERSAS ATIVIDADES

BLOGSITE DO CANTOR MISSIONARIO E SUAS DIVERSAS ATIVIDADES
BLOG DE OPORTUNIDADES,NOVIDADES E NOVOS NEGÓCIOS